15 de set. de 2011

Campanha E-Lixo em Umuarama recolhe quase 1t no seu primeiro dia

   Umuarama - A Campanha E-Lixo teve início na sexta-feira, em Umuarama, com o caminhão de coleta indo até as empresas de serviços para recolher os resíduos eletrônicos. Nesse primeiro dia foram coletados 920 quilos de equipamentos, entre computadores, monitores de TV, rádio, telefone e pilhas.
   O material recolhido nesta sexta já foi levado para o Instituto Federal do Paraná (IFPR) para que os alunos façam uma avaliação dos computadores coletados para reaproveitamento. As máquinas que forem recuperadas serão destinadas para entidades assistenciais da cidade. O restante dos resíduos será recolhido pela empresa PARC Lixo Eletrônico que dará destinação correta para os materiais.
   Para o diretor regional do SESCAP-PR em Umuarama, Hélio de Souza Camargo, a campanha já tem mobilizado empresários e entidades. “Com as parcerias que temos e estamos buscando, a campanha tem tudo para ser um sucesso. A expectativa é que 20 toneladas sejam coletadas no período”, acredita.
   O empresário contábil João Batista de Oliveira, que contribuiu para a campanha com computadores, monitores, além de calculadoras eletrônicas, elogiou a iniciativa do SESCAP-PR. "Era uma dificuldade para as empresas ficar guardando esses equipamentos que não utilizamos mais. Por não ter espaço para guardar acabavamos eliminando esses materiais de forma incorreta.
   O projeto realizado pelo SESCAP-PR tem como objetivo o recolhimento de materiais eletroeletrônicos sem utilidade para que seja descartado corretamente, além de conscientizar a população quanto aos riscos oferecidos por esses produtos. O trabalho conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Umuarama, do IFPR e da empresa PARCS Lixo Eletrônico.
   Os equipamentos como computadores, monitores de TV, rádio, telefone (inclusive celulares) e pilhas, terão como ponto de entrega no dia 16/9 um caminhão da prefeitura na rua Tangará, 3066, em frente a Asuscmar no Jardim Iguaçu. No dia 23/9, haverá ponto de recebimento na praça Miguel Rossafa. No dia 30/9 a feira do produtor (fundo do estádio Lúcio Pipino) será o local de recolhimento. Já no mês de outubro, a coleta será feita no centro poliesportivo, no dia 7/10; na praça Tamoio, dia 14/10, e na praça Santos Dumont, no dia 21/10. Nessas datas, tanto empresas como a população em geral, poderá descartar os equipamentos eletrônicos tidos como resíduos, sem utilidade.



Fonte:
http://www.ilustrado.com.br/