Existem dois tipos de placa-mãe o AT e o ATX. O AT é mais antigo, vêm sendo usado desde os primeiros PC's, já o ATX é o mais moderno. Estes dois modelos são basicamente diferenciados pelo tamanho, as placas do modelo ATX são maiores que as placas AT.
Placa-mãe (Motherboard) |
2 - Slots de expansão. Esses conectores permitem a conexão de vários tipos de dispositivos que acrescentam funções ao computador, como: placas de vídeo, placas de som, placas de rede, etc.
3 - Local onde o processador deve ser conectado.
4 - Chipset (conjunto de circuitos integrados): é um dos principais componentes lógicos da placa-mãe, divide-se em ponte norte (4.A) e ponte sul (4.B).
4.A Ponte norte: faz comunicação do processador com as memórias e com os barramentos de alta velocidade AGP(se disponível) e PCI Express(se disponível), está conectado diretamente ao processador, define o desempenho da placa-mãe, é responsável pela interface para transferência de dados com a ponte sul.
4.B Ponte sul: responsável pelo controle de dispositivos de entrada e saída.
5 - Bateria: mantém dados do computador como data e hora.
6 - Slots de memória RAM.
7 - Slots onde devem ser conectados os cabos que ligam o HD e unidades de CD/DVD à placa-mãe.
8 - Plug de alimentação: local onde é conectado o cabo da fonte de alimentação.
A partir deste texto conclui-se que a placa-mãe é o principal componente do computador, é como se fosse seu cérebro, todas as informações vão até ela e saem dela.
Fontes:
http://www.hardware.com.br/tutoriais/placas-mae/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chipset
http://www.infowester.com/motherboard.php
Apostila: Montagem e Desmontagem de Microcomputadores - Autor: Leandro C. Siqueira