Slots são conectores de barramentos, no caso utilizados para expandir a capacidade do computador, neles são conectados placas de vídeo, placas de rede, etc. Abaixo estão listados os tipos de slots que podem ser encontrados em placas-mãe:
ISA(Industry Standard Arquitecture - Arquitetura Padrão da Industria)
Barramento de padrão, é o mais lento de todos, era utilizado para conectar periféricos mais lentos(modem, mouse, etc.). Ele não é mais utilizado, sendo encontrado somente nas placas-mãe mais antigas. Este barramento original tinha 8 bits de largura e precisava de dois pulsos de clock para enviar um bit.
Slot ISA |
O sistema EISA nunca foi considerado como uma arquitetura de mercado, ficando mesmo restrito aos equipamentos servidores de alto desempenho, pois os ciclos EISA eram mais velozes, diversos novos sinais foram acrescentados, a complexidade do sistema aumentou muito e os programas populares da época(normalmente baseados em DOS) não obtiam ganho significativo com o novo sistema. O EISA trabalha a 8,33 MHz e 32 bits.
MCA(Micro Channel Architecture - Arquitetura Micro Canal)
Foi introduzido em 1987 pela IBM para substituir o ISA. Ele era bastante avançado para a época pois além de ser um barramento de 32 bits, ele operava a 10 MHz, o que resultava numa taxa de transferência teórica de 32 MB/s. Ele também foi o primeiro barramento a suportar plug and play e a suportar bus mastering, o que permitia que o HD e outros periféricos transferissem dados diretamente para a memória RAM.
VLB(Vesa Local Bus - Associação de Padrões de Vídeo Eletrônica - Barramento Local)
O VLB funciona na mesma frequência da placa-mãe, ou seja, em um 486 DX-2 50, onde a placa-mãe funciona a 25 MHz, o VLB funcionará também a 25 MHz, ele possui 32 bits. Suas desvantagens são a falta de suporte a bus mastering e a plug and play.
Slot VLB |
PCI(Peripheral Component Interconnect - Interconexão de Componentes Periféricos)
Ele possui 32 bits e clock de 33 MHz, é capaz de transferir dados à 132 MB por segundo, compatibilidade com o recurso plug and play, o computador é capaz de reconhecer automaticamente os dispositivos que são conectados ao slot PCI.
Ele possui 32 bits e clock de 33 MHz, é capaz de transferir dados à 132 MB por segundo, compatibilidade com o recurso plug and play, o computador é capaz de reconhecer automaticamente os dispositivos que são conectados ao slot PCI.
AGP(Accelerated Graphics Port - Porta Gráfica Acelerada)
A primeira versão do AGP(chamada AGP 1.0) trabalha a 32 bits e tem clock de 66 MHz, o que equivale a uma taxa de transferência de dados de até 266 MB/s, mas na verdade, pode chegar ao valor de 532 MB por segundo. Em 1998, a Intel lançou o AGP 2.0, cujos diferenciais estão na possibilidade de trabalhar também com o novo modo de operação 4x(oferecendo uma taxa de transferência de 1.066 MB por segundo) e alimentação elétrica de 1,5V(o AGP 1.0 funciona com 3,3V). Algum tempo depois surgiu o AGP 3.0, que conta com a capacidade de trabalhar com alimentação elétrica de 0,8V e modo de operação de 8x, correspondendo a uma taxa de transferência de 2.133 MB/s.
Slot AGP |
Foi lançado pela Intel em 2004 e substitui os barramentos PCI e AGP. Isso acontece porque o PCI Express está disponível em vários segmentos: 1x, 2x, 4x, 8x e 16x. Com o segmento de 16x ele é capaz de transferir 4GB/s. Em 2007 foi lançado o PCI Express 2.0, com isso as taxas de transferência praticamente dobraram.
Slot PCI Express |