Os dados são gravados através dos discos magnéticos, que são recobertos por uma camada magnética extremamente fina, e quanto mais fina for a camada de gravação, maior será sua sensibilidade, e consequentemente maior será sua densidade de gravação. A cabeça de leitura e gravação de um disco rígido funciona como um eletroímã, este eletroímã é extremamente pequeno a ponto de gravar trilhas de menos de um centésimo de milímetro de largura.
HD aberto |
Os discos ficam posicionados sob um motor(indicado na figura) responsável por fazê-los girar, é posível encontrar HD's que giram à 7.200 rpm(rotações por minuto), porém há modelos que alcançam a taxa de até 10.000 rpm, até pouco tempo só era possível encontrar HD's de 5.400 rpm, ou seja, evoluímos muito.
Há necessidade de preparo dos discos para receber os dados, para isso é utilizada a formatação. Existem dois tipos de formatação: a física, que é um procedimento feito na fábrica e só pode ser feito uma vez, e a formatação lógica, esta adiciona as estruturas utilizadas pelo sistema operacional e pode ser feita quantas vezes for necessário.
HD |
Fonte
http://pt.wikipedia.org/
http://www.infowester.com/
http://www.hardware.com.br/