21 de jul. de 2011

Portas de Entrada e Saída

     Portas Paralelas
  A porta paralela foi criada pela IBM com a intenção de conectar essa porta a uma impressora, mas hoje vários periféricos utilizam desta conexão para enviar e receber dados como, scanners, câmeras de vídeo, etc.
  Na comunicação paralela todos os bits são enviados simultâneamente. A taxa de transmissão depende do número de bits do sistema e da velocidade do clock. Os circuitos internos do computador utilizam a comunicação paralela.
Porta Paralela

     Portas Seriais
  A porta serial é utilizada para conectar modems, mouses, algumas impressoras, etc.
  Na comunicação serial é transmitido um bit de cada vez. A taxa de transmissão depende do clock e é medida em bits por segundo, em decorrência disso a comunicação serial é mais lenta.
Porta Serial
     Portas DIM
  As portas DIM possuiam 5 pinos e eram utilizadas para conectar teclados, hoje não são mais utilizadas.
Porta DIM
     Portas PS/2
  Surgiram com os IBM PS/2 e nos respectivos teclados. Atualmente muitos teclados e mouses utilizam desta conexão, mas estas vêm sendo substituidas pelas entradas USB.
Portas PS/2
     Portas USB
  Universal Serial Bus é um tipo de tecnologia plug and play, basta plugar e usar. Hoje em dia o USB está dominando o mundo da informática, ele permite conexão com vários periféricos que vão desde mouses até impressoras.
Entrada USB / Tridente Símbolo do USB
     Portas FireWire
  O FireWire é uma interface serial de computadores pessoais e aparelhos digitais de audio e vídeo, oferece comunicações de alta velocidade. É uma tecnologia de entrada e saída de dados em alta conexão para dispositivos digitais.
Porta FireWire / Cabo de Conexão FireWire



  Fonte:
http://pt.wikipedia.org/paralela
http://ivairijs.vilabol.uol.com.br/ Texto de: Ivair José de Souza
http://pt.wikipedia.org/serial
http://pt.wikipedia.org/usb
http://www.prof2000.pt/
http://pt.wikipedia.org/FireWire